Artigo

Afinal estou triste ou posso estar com depressão?

O que é uma depressão?

A depressão, nas suas várias formas clínicas, assume, hoje em dia, proporções inimagináveis. Ou talvez nem tanto, por existirem muitos casos diagnosticados como sendo de depressão, quando, de facto, se trata de outras situações. 

Depressão terapias alternativas em Cascais e Sintra
Ou pela enorme confusão entre uma tristeza saudável reactiva às situações de vida e uma perturbação do humor.
No entanto, e apesar de tudo, permanece o facto de que cada vez mais pessoas se encontram medicadas e em tratamento de uma situação depressiva. 
A Depressão tem sido uma das perturbações psicológicas mais discutida e avaliada devido à enorme quantidade de pessoas que afectou e afecta…
São uma em quatro pessoas que sofrem de depressão… dá que pensar.
Assim, é fácil fazermos contas e percebermos que existem pessoas que passam por situações como esta, com muito sofrimento, e sem perceberem que não se trata apenas de tristeza que persiste em ficar.
É importante perceber que para além de tristeza prolongada e desinteresse, a pessoa deprimida fica sem vontade ou prazer em levar a cabo actividades que, anteriormente, considerava como agradáveis e sente-se sem energia ou com cansaço persistente.
De uma forma geral, podemos encontrar queixas relacionadas com as funções vitais do seu organismo.
Assim, dá-se normalmente uma modificação do apetite (falta ou excesso de apetite), as horas de sono também ficam alteradas (sonolência ou perda de sono) e o desejo sexual diminui gradualmente… atenção a estes sinais que são muito importantes!
Ao mesmo tempo que todo o corpo começa a manifestar a presença da depressão, é frequente as pessoas deprimidas sentirem-se inúteis e sem valor, com a auto-estima muito em baixo, terem ideias relacionadas com a morte, sentirem-se incapazes de iniciar tarefas que desenvolviam com facilidade.
Poderá considerar que já muitas pessoas sentiram algumas destas queixas ocasionalmente, sobretudo depois de terem passado por situações ou acontecimentos que as marcaram negativamente.
No entanto, é fundamental estar atento à forma como estas queixas se podem tornar uma constante na sua vida, começando de forma gradual…
A depressão é diferente nas mudanças de humor que todos temos pela permanência dos sintomas que a acompanham.
As companhias indesejáveis que, por vezes, tem associadas são: a ansiedade e/ou perturbação de pânico.
E se pensar que não tem idade nem tempo para ter depressão informamo-lo(a) desde já,
Que a depressão não escolhe idades e pode durar desde alguns meses a alguns anos (infelizmente, com falta de tratamento adequado é bem possível que a situação se arraste indefinidamente)!

Depressão terapias alternativas em Cascais e Sintra

De acordo com a sua duração divide-se em episódica, recorrente ou crónica.
A importância do tratamento desta perturbação relaciona-se também com uma das suas consequências mais graves o suicídio.
Sabemos que morrem em Portugal, por ano, 1600 pessoas através de suicídio.
A depressão é mais comum nas mulheres do que nos homens.
A Organização Mundial de Saúde, através de um estudo publicado em 2000 mostrou que 1,9% dos homens tem episódios de depressão unipolar, enquanto nas mulheres o valor sobe para 3,2%.

 

Marcações e informações através do tel:
211 300 068 / 966 683 273
ou pelo E-mail
geral@sementesdamor.pt

Author


Avatar