Av. Amália Rodrigues n-190 ,1ªandar, loja E, 2785-613 Tires +351 21 130 0068
Pregnancy

Curso de Preparação Psico-Emocional para a Gravidez e Parto

Engravidar é um período muito especial na vida de um casal e requer muitos preparativos,especialmente internos. Para além da preparação física, e teórica é fundamental a preparação emocional que permite fortalecer a saúde do casal e do bebé.

Orientação Psicológica da Gravidez
A gravidez é uma transição que requer uma resignificação do papel da mulher como ser feminino, esposa, profissional e mãe. Quando não se trabalham estes papeis brotam conflitos para o relacionamento do casal e para a saúde psicológica da grávida. Assim o objectivo é possibilitar uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem neste período.

Prevenção Depressão pós-parto
A intervenção psicológica é vital pois visa compreender as emoções, sentimentos, fantasias e temores decorrentes desse período de transição, importante aliviar ansiedades e impedir que o agravamento dos sintomas;
• A prevenção da depressão pós-parto é possibilitar uma gravidez tranquila e uma mãe segura,
• Fobias do parto – Os medos associados podem ser diversos: medo da dor, medo do desconhecido, medo do hospital, medo de ser mãe, etc.

Depressão pós-parto
Muitas recém mamãs depois do parto, sentem-se mais sensíveis e cansadas, com uma tristeza sem motivo, choro fácil, irritabilidade e um sentimento de incapacidade de cuidar do filho, estes sintomas são esperados, e até habituais, mas é importante estar atento à sua intensidade e permanência durante um período de tempo maior.

Ansiedade Materna
O apoio psicológico pré e pós parto pretende promover não só o bem-estar da mãe como também consistir numa medida preventiva de problemas de desenvolvimento adaptativo da criança. É importante o empoderamento da mulher neste novo papel que começa a desempenhar, o papel de mãe.