Av. Amália Rodrigues n-190 ,1ªandar, loja E, 2785-613 Tires +351 21 130 0068
Espaço Equilibrio

Yoga Lu Joung

Lu significa corpo e Jong significa treino ou transformação. Através da prática do Lu Jong, começamos a treinar os canais subtis do corpo e a cultivar a consciência desperta. É assim que cuidamos do corpo e da mente. Este é o ioga terapêutico tibetano.

O Lu Jong actua simultaneamente no corpo, mente e energia. Equilibram-se os elementos e os humores que são os alicerces do corpo físico. Transformamos as nossas emoções negativas, e rejuvenescemos o sistema de canais do nosso corpo subtil e a energia de vento. O resultado é uma prática maravilhosa, eficaz e sistemática que melhora o nosso bem-estar em todas as dimensões.

Quando praticamos Lu Jong, combinamos forma, movimento e respiração. Esta combinação, juntamente com a atenção plena, une completamente corpo e mente. Usamos a forma e o movimento para aplicar repetidamente pressão em determinados pontos dos canais, massajando os bloqueios até estes abrirem. Trabalhamos cuidadosamente a coluna vertebral, criando espaço em redor das vértebras e tocando pontos secretos para libertar bloqueios emocionais. Nutrimos as articulações, libertando bloqueios que, de outra forma, se manifestariam como doenças. E usamos a respiração e a consciência alerta para desenvolver uma calma interior, uma verdadeira meditação em movimento.

No Ocidente, sabemos que temos de cuidar do corpo físico, mas não entendemos muito bem que a saúde do corpo físico depende da saúde do corpo subtil. Temos 72 000 canais no corpo subtil e todos os dias perdemos alguns. Ficam frágeis, torcidos e bloqueados, como parte do processo de envelhecimento. Devido à nossa ignorância, quebramos ainda mais canais através de erros de comportamento, movimento ou dieta. Isto afecta negativamente os sistemas físicos, a saúde geral e os níveis de energia, e afecta negativamente a nossa mente. Quando os canais estão bloqueados, a energia de vento não flui. E quando a energia de vento não flui, a mente não flui. Ficamos presos nos padrões de pensamento habituais, na nossa mente mais fechada e na falta de concentração. Por isso, praticar Lu Jong não só melhora a saúde física, como também cultiva a calma, a concentração e a alegria. Esta é uma prática espiritual.

Os movimentos de Lu Jong têm origem em ensinamentos tibetanos ancestrais. No entanto, esta prática está ligada a Tulku Lobsang de maneira única. Desde muito jovem, estudou com vários mestres no Tibete, aprendendo estes movimentos terapêuticos de todas as linhagens. Recolheu-os numa prática clara e concisa e modificou-os, de modo a adaptá-los ao corpo pouco preparado dos ocidentais. O resultado foi uma prática muito profunda. O Lu Jong pode ser praticado por pessoas de todas as idades e capacidades e os benefícios são sentidos de forma imediata. A prática continuada pode realmente mudar a sua vida.

Existem cinco grupos de movimentos no Lu Jong Nível 1:

  • Movimentos dos cinco elementos
  • Movimentos das cinco partes do corpo
  • Movimentos dos cinco órgãos vitais
  • Movimentos das seis condições
  • Dois movimentos para adormecer e despertar

Existem três grupos de movimentos no Lu Jong Nível 2:

  • Cinco movimentos de prevenção
  • Cinco movimentos de alívio da dor
  • Cinco movimentos de disseminação dos nutrientes

Horário: Quitas-feiras às 19h
Valor: 8€ aula

https://tulkulobsang.org/pt/teachings/lu-jong